Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 12, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 12, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Ministério Público Eleitoral apresenta parecer para impugnação de candidato a prefeito, Wesley Capixaba em Presidente Kennedy

O prefeito do município de Presidente Kennedy, Ailton Francisco (PSD), que fica as margens pela BR-153 na região centro-norte do Tocantins, lançou o próprio filho como candidato a prefeito em busca do 3º mandato consecutivo em família. O município tem menos de 4 mil habitantes. Diante da situação após pedido de registro de candidatura o MP/Eleitoral apresentou pedido de impugnação da candidatura de Wesley Celestino David, também do PSD.

Atual gestor do município, Ailton Francisco da Silva (PSD) foi eleito em 2012, reeleito em 2016 e seu mandato termina no dia 31 de dezembro deste ano. Mas, caso o seu projeto de poder seja concretizado, com a candidatura do filho Wesley Celestino David (PSD), o município será comandado pela mesma família por no mínimo 12 anos, podendo chegar a 16 anos, o que é expressamente proibido pela Constituição Federal.  

Conforme o parecer emitido pelo MP-Eleitoral, existe a inelegibilidade por parentesco ou seja ‘ele é parente consanguíneo do filho que não registrado’, embasado na lei CF de número 14 § 7.

O detalhe que chama mais atenção nessa história toda: Wesley não está registrado oficialmente como filho de Ailton, apesar de a paternidade ser de conhecimento público e notório na cidade, inclusive reconhecida pelo prefeito. Segundo informações de moradores, Wesley teria sido registrado como 'filho' do avô materno.  

Segundo o documento o gestor teria divulgado reiteradamente em suas redes sociais em que Wesley Celestino é seu filho. É servidor concursado da prefeitura municipal e era Secretário de Finanças na gestão do pai desde o início deste mandato.  

No início do primeiro mandato, em 2013, Ailton Francisco foi alvo de uma série de denúncias de nepotismo e um dos casos dizia respeito justamente à nomeação de Wesley como secretário, por ser filho do gestor. Na época, o prefeito alegou que a situação não se enquadrava como nepotismo por ele ser concursado, mas não negou a paternidade do filho.

Inclusive, na cartilha do plano de governo apresentado nas últimas eleições de 2012, o então candidato Ailton Francisco se apresentou como pai de três filhos: Ailton Júnior, Brizza Pires e Wesley Celestino.

O DT abre espaço para que o candidato e o atual gestor possa comentar o assunto.

Confira abaixo o documento:

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Fernando Pádua lança EP “Do Nosso Jeito” com três faixas inéditas

O projeto chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (25). O cantor Fernando Pádua apresenta nesta sexta-feira (25) o EP...

“Guto Alves: A Inspiração de Uma Vida Sem Limites” 

 José Augusto, mais conhecido como Guto Alves, nasceu em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de abril de...

Eduardo Gomes articula com governo do Tocantins pauta conjunta nas áreas de meio ambiente e tecnologia

O vice-presidente do Senado Federal e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, recebeu na última quinta-feira (10) representantes...

Louvores que tocam corações: conheça os hinos mais ouvidos do Brasil nas plataformas digitais

De Gabriela Gomes a Padre Fábio de Melo, veja quem lidera o ranking de músicas gospel e católicas no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Deborah Secco é clicada em look descontraído no aeroporto Santos Dumont

A atriz Deborah Secco foi flagrada na tarde desta sexta-feira (11) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro....

Céu do Tocantins em abril: espetáculo astronômico com chuva de meteoros e alinhamentos planetários

  Abril promete ser um mês especial para os amantes da astronomia no Tocantins. Com fenômenos como a chuva de...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img